O boletim.

images (1)

Na rádio, a voz roufenha e arrastada do locutor anunciava mais um dia de chuvas torrenciais; contudo, apelando à paciência dos ouvintes, lá ia dizendo que, talvez, lá para o final da semana, o sol desse o ar da sua graça. Ora, o que safava o António Pedro (o locutor), das consequências destas erróneas ou dúbias previsões, era a sua predisposição, largamente conhecida, para o disparate; pois, desde pequeno, dizia-se, tinha muita imaginação. Claro que ele, o António Pedro, o locutor de voz roufenha, sim, esse mesmo, desculpar-se-ia do equívoco, como era seu apanágio, dizendo que não especificara a semana; ora, como é comummente sabido, um ano tem uma meia centena delas, não é verdade?
Todos, os ouvintes da Rádio Alcovitense (assim denominada em homenagem a todas as alcoviteiras da terra), os trabalhadores da dita e os que, em algum momento, se sentiram lesados por esta sua incapacidade crónica de prever o futuro (e o tempo), tinham ganas de o castigar; pois, não há nada que mais irrite uma pobre alma, do que vestir sobretudo num dia de sol, abrasador, ou andar de chinelas num dia de temporal. Admirando a sua exacerbada autoestima, contudo, todos se esqueciam dos seus enganos; António Pedro a todos conquistava com o seu sorriso rasgado e o seu ar de inocente convicto.
Quem mais lhe perdoava os enganos era Maria Felicidade, a doce ama, feliz de nome e feitio; e, como todas as manhãs, Maria sorria ao ouvir, na rádio, as previsões do tempo, que o seu Antoninho apresentava na sua voz roufenha e arrastada. Naquele dia, não se enganara o locutor; todavia, até Maria Felicidade, que não sabia ler, nem escrever, conseguia antecipar o aguaceiro, nas nuvens negras que rondaram a aldeia, toda a manhã.

author: Cátia Silva

images (13)

Este foi o meu 3.º exercício individual no “Curso de Escrita Criativa no Facebook” do escritor Pedro Chagas Freitas. Adorei e recomendo. | This was my second individual exercise in “Creative Writing Course on Facebook” by the writer Pedro Chagas Freitas. Loved it and recommend it.

Esta entrada foi publicada em Escrita Criativa com as etiquetas , , . ligação permanente.